quinta-feira, 29 de julho de 2010

Um tesouro escondido...


"Ainda em nosso tempo surgem tesouros escondidos. Uma prospecção revela novos depósitos de gás ou de minerais preciosos. Uma escavação traz à luz do sol todo um exército de guerreiros chineses em terracota, fabricados a mando do antigo imperador. Um grupo de mergulhadores localiza um cemitério de navios antigos, com notável acervo de peças de valor histórico.

O tesouro estava lá. Sempre esteve ali. Oculto aos olhos de todos, as pessoas calcavam o tesouro a seus pés. Gerações e gerações se sucederam sem tomar consciência de toda aquela riqueza. Um belo dia, o inesperado: a descoberta!

Pode ser assim em nossa vida. Nascemos em uma família cristã. Desde pequenos, ouvimos falar em Deus Pai, em Jesus Cristo, nos dons do Espírito Santo. Mas havia um véu que cobria nossos olhos. O Pai era um velhinho de barbas brancas. Jesus era aquela estranha vítima pregada no crucifixo. O Espírito Santo? Apenas uma pomba dourada no alto das estampas... E saímos pela vida afora, envolvidos por uma civilização indiferente a tudo aquilo. Tratava-se de ganhar a vida. Ganhar dinheiro. Conquistar diplomas. Ocupar um espaço no mundo do trabalho, na vida social. Ter sucesso. Realizar planos de realização pessoal.

Quanto trabalho! Quanto sacrifício, dedicação e combates! E dentro de nós crescia sempre mais um vazio aterrador... Havia uma desproporção entre nossa fome e os alimentos que o mundo nos oferecia. Andamos à beira da decepção e do cansaço. Fomos visitados pela depressão e por impulsos de suicídio. Ferimos aqueles que nós amávamos. Fomos por eles feridos. Era isso, então, a vida?

Um dia, subitamente, a novidade. Diferente para cada um de nós. Para alguém, foi a doença inesperada. Para outro, a perda da pessoa amada. Para um terceiro, o encontro com um grupo de oração cheio de vida e entusiasmo. Para outro, um sacerdote no confessionário. Para alguém, apenas uma voz no silêncio. Mas era um encontro. No meio da treva, lá onde não esperávamos encontrar mais nada, exatamente ali Jesus se mostrou em nosso caminho... E encontramos o tesouro escondido. Agora, a vida valia a pena. Tínhamos voltado para casa...
(Mt 13, 44-46)

E você? Já encontrou o seu tesouro?" Santini

Nenhum comentário: