domingo, 21 de março de 2010

São Longuinho Dourado

Insônia.
Computador de madrugada.
Vi a festa do BBB.
Vi o que Dicesar falou.
Fui pesquisar sobre o centurião.

Olha o que descobri:

São Longuinho

São Longuinho

São Longuinho viveu no primeiro século, foi contemporâneo de Jesus Cristo e, de acordo com os raríssimos relatos a respeito da vida deste santo, dizem tratar-se do centurião na Crucificação, que reconheceu Cristo como "o filho de Deus" (27:54 Matheus; Marcos 15:39; Lucas 23:47). Este centurião é identificado também como o soldado que "perfurou Jesus com uma lança" (João 19:34), provavelmente pelo fato do nome ser derivado do grego e significar "uma lança".
Conta-se que os crucificados tinham seus pés quebrados a fim de facilitar a retirada da cruz, mas quando chegou a vez de Jesus, o mesmo já estava com os pés soltos, e assim, ao invés de quebrar seus pés, um dos soldados perfurou o lado do seu corpo com uma lança. A água que saiu do lado de Jesus teria respingado em seus olhos, curando-o instantaneamente de uma grave doença nos olhos. Conseqüentemente, o soldado se converteu e, ao abandonar para sempre o exército e sua moradia, transformou-se num monge a percorrer a Cesarea e a Capadócia, atual Turquia.
A tradição nos diz que São Longuinho destruiu algumas imagens idolatradas na época com um machado, na presença de um homem que o perseguia, e que das imagens quebradas saíram muitos espíritos malignos que possuíram e cegaram tal homem. Longinho disse a ele que somente seria curado e liberto após sua conversão. Assim, depois fazer uma prece, imediatamente o homem foi curado da cegueira e converteu-se ao cristianismo.
São Longuinho foi preso e torturado por causa de sua fé cristã, tendo seus dentes arrancados e sua língua cortada. Comumente invocado para encontrar objetos perdidos, no Leste Europeu sua festa é comemorada em 16 de Outubro. No Brasil e Espanha, a comemoração ocorre no dia 15 de Março.
Na arte litúrgica, São Longuinho é representado como um soldado com uma lança apontada para os seus olhos ou então com os braços abertos, segurando uma lança. A lança de São Longuinho encontra-se hoje em Viena, na Áustria, e é muito reverenciada como relíquia religiosa. 


ORAÇÃO A SÃO LONGUINHO

Glorioso São Longuinho, a ti suplicamos, cheios de confiança em sua intercessão. Sentimo-nos atraídos a ti por uma especial devoção, e sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus Nosso Senhor, se tu, tão amado por ele, nos fizer representar.
Sua caridade, reflexo admirável, inclina-te a socorrer toda miséria, a consolar todo sofrimento, suprir toda necessidade em proveito de nossas almas, e assegurar cada vez mais nossa eterna salvação, com a prática de boas obras e imitação de suas virtudes ! Amém




Eu recorro a ele sempre. Prometo pelo menos 30 pulinhos. Dá certo






5 comentários:

Hugo de Oliveira disse...

Legal...gostei da pesquisa.


abraços

Hugo

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Agente conclui que o Dicesar é um ignorante, pq qdo agente não entende do assunto, é melhor não falar.
Vc não concorda?
Na hora q agente viu o que o Dicesar falou, minha mãe disse q era São Longuinho...rs

Bordados e Retalhos disse...

Sempre pensei que a história de São Longuinho era lenda, como sou católica, participo da Igreja e nunca havia ouvido falar, nunca acreditei. Mas agora soube de uma igreja cujo padroeiro é o santo.´Foi como se a brincadeira de criança ( dos três pulinhos) virasse coisa séria. Hahahaha, muito bom. Bjs

Unknown disse...

Oi Ana, tô sumida né???Mas vc também, fiz aniver dia de São José, legal?Pois é, achei interessante as coisas que escreveu sobre São longuinho e São Jose...não sabia!!Passa lá no blog!!Um beijo gde e boa semana!!

Accácia disse...

Gostei muito do seu blog!
Passei pra dar um espiada e acabei lendo todas as postagens dessa primeira página.Nem preciso dizer que a sobre avós foi a que mais me emocionou!
E tb sinto falta das meias fumê,vc não é a única!!!rsrs...
Vou te acompanhar daqui em diante!
Beijo!